Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mãe Clara, Discípula em Missão


No domingo passado, dia 17, fui a Braga assistir a uma acção de formação no âmbito do processo de beatificação da Irmã Maria Clara do Menino Jesus, Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.
Essa acção de formação decorreu no auditório da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica e teve a afluência de um grande número de pessoas, superando as expectativas. Leigos e consagrados, portugueses e espanhóis, encheram o auditório para uma tarde bem passada ao redor do tema "Irmã Clara, Discípula em Missão".
Foram três momentos distintos: "Um Facho de Luz", magnífica apresentação em PowerPoint que retratou a vida de bondade e entrega ao outro por parte de Mãe Clara; intervenção do Senhor Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto, que dividiu a sua intervenção em três partes:

1 - Átrio de Humanidade;
2 - Roteiro essencial da Irmã Clara;
3 - Mãe, Páleo, Manto, Abraço.

Foi uma intervenção muito gratificante, durante a qual D. António Couto declamou um maravilhoso poema de sua autoria, que teve a amabilidade de me disponibilizar e que publico:

Se o deserto florisse
Se a estéril parisse
Se um rio de água abrisse a aridez desta planície
Decerto que este mundo mudaria
E uma imensa hemorragia traria o teu coração à superfície...

Mãe, páleo, manto, abraço...
aqui D. António Couto referiu e sublinhou as qualidades da Irmã Clara, cobrindo com um manto de caridade e hospitalidade todos os pobres que a ela acorriam.
Ela era a mãe, o páleo, o manto que cobria e a todos abraçava...


Por fim, depois de um breve intervalo e de um lanchezinho composto por bolachas, água e sumos, decorreu um concerto orante inspirado na vida de Mãe Clara. As músicas, magnificamente interpretadas pelo coro das Irmãs e pelo Grupo Musical de Rui Pinto, a todos agradaram e deixaram cheios de amor a Deus e à Mãe Clara.


Esperamos com alegria a Beatificação.

2 comentários:

Rui Pinto disse...

Olá!

Visitei o teu blog e queria agradecer a notícia dada sobre o encontro Mãe Clara. Deixo o meu website para uma futura visita: www.mendigodedeus.webnode.com.

Rui Pinto (Mendigo de Deus)

Felipa Monteverde disse...

Visitei também o teu. Quero dizer que comprei o CD "Mendigo de Deus" pois gostei muito das músicas que interpretaram no domingo. Apesar de o CD não incluir todas as que cantaram no concerto valeu a pena, pois tem músicas muito bonitas.