Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Oração a São Roque


ORAÇÃO A SÃO ROQUE

Meu bondoso peregrino São Roque,
vós cuidastes dos doentes atingidos pela praga da peste e estáveis sempre pronto a ajudar os outros com as vossas fervorosas orações;
Vós não tínheis casa e fostes preso num calabouço, mas os doentes e desvalidos têm confiança em invocar a vossa ajuda.
Peço-vos que concedeis a graça da cura a (diga o nome do doente) e nos ajudeis a conseguir a saúde espiritual e a salvação da nossa alma.
Peço-vos ainda, glorioso São Roque, que abençoeis os médicos, fortaleçais os enfermeiros e nos defendais a todos das doenças e dos perigos.
Ámen.

Milagroso São Roque, rogai por nós.

Juntei-me a um grupo de pessoas numa novena a São Roque, pedindo a cura de uma pessoa muito querida de todas.
Eu não sou muito de invocar santos, embora os venere e admire, mas respeito as devoções de cada um e uno-me em oração pelas suas intenções.

Que Deus oiça as nossas orações e nos conceda a cura desta nossa amiga, pessoa muito dedicada a Deus e à Igreja, para que retorne às suas actividades e ao convívio familiar com muita saúde, ámen.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mãe Clara, Discípula em Missão


No domingo passado, dia 17, fui a Braga assistir a uma acção de formação no âmbito do processo de beatificação da Irmã Maria Clara do Menino Jesus, Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.
Essa acção de formação decorreu no auditório da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica e teve a afluência de um grande número de pessoas, superando as expectativas. Leigos e consagrados, portugueses e espanhóis, encheram o auditório para uma tarde bem passada ao redor do tema "Irmã Clara, Discípula em Missão".
Foram três momentos distintos: "Um Facho de Luz", magnífica apresentação em PowerPoint que retratou a vida de bondade e entrega ao outro por parte de Mãe Clara; intervenção do Senhor Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto, que dividiu a sua intervenção em três partes:

1 - Átrio de Humanidade;
2 - Roteiro essencial da Irmã Clara;
3 - Mãe, Páleo, Manto, Abraço.

Foi uma intervenção muito gratificante, durante a qual D. António Couto declamou um maravilhoso poema de sua autoria, que teve a amabilidade de me disponibilizar e que publico:

Se o deserto florisse
Se a estéril parisse
Se um rio de água abrisse a aridez desta planície
Decerto que este mundo mudaria
E uma imensa hemorragia traria o teu coração à superfície...

Mãe, páleo, manto, abraço...
aqui D. António Couto referiu e sublinhou as qualidades da Irmã Clara, cobrindo com um manto de caridade e hospitalidade todos os pobres que a ela acorriam.
Ela era a mãe, o páleo, o manto que cobria e a todos abraçava...


Por fim, depois de um breve intervalo e de um lanchezinho composto por bolachas, água e sumos, decorreu um concerto orante inspirado na vida de Mãe Clara. As músicas, magnificamente interpretadas pelo coro das Irmãs e pelo Grupo Musical de Rui Pinto, a todos agradaram e deixaram cheios de amor a Deus e à Mãe Clara.


Esperamos com alegria a Beatificação.

sábado, 16 de outubro de 2010

Santa Margarida Maria Alacoque e o Coração de Jesus

Santa Margarida Maria Alacoque

Foi a esta santa que Jesus pediu para espalhar a devoção ao Seu Imaculado Coração e a quem fez as promessas inerentes a essa devoção.

O Coração de Jesus, tão amargamente solitário nos Sacrários, esquecido e abandonado, sofre por nós e por nós todos os dias...

O Coração de Jesus, cravado de espinhos, tantas vezes por nós próprios com a nossa indiferença e a nossa desconfiança em relação às Suas promessas e ao Seu amor por nós, por todos e cada um...

Ó Coração de Jesus, acolhe-nos na Tua bondade e perdoa todas as nossas faltas e imperfeições, limpa a nossa alma de todo o pecado, para que cheguemos a Ti e nos refugiemos e abrasemos no Teu amor...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santa Teresa de Jesus


Sempre fiz confusão com Santa Teresa de Jesus e Santa Teresa do Menino Jesus, mas penso que descobri alguns modos de as distinguir facilmente: uma é mais velha do que a outra, a mais velha tem Jesus no nome (mais velho) e a mais nova tem o Menino Jesus (mais novo).
A mais nova é também conhecida como Santa Teresinha das Rosas, ou Santa Teresa de Lisieux, a mais velha como Santa Teresa de Ávila.

Seja como for, as duas foram grandes santas, grandes almas místicas, grandes exemplos a seguir. Penso que foram, as duas, freiras Carmelitas.
As duas são comemoradas em Outubro: a mais nova logo no dia 1, a mais velha no dia de hoje.

Oração

Senhor Jesus, fazei que, seguindo o exemplo destas grandes santas, Te adoremos e louvemos durante toda a nossa vida. Que a nossa alma esteja sempre dirigida para Ti e para o amor aos homens, principalmente na oração e sacrifício pelos mais pecadores. Dá-nos um coração forte e sensível para percebermos toda a grandeza do Teu amor por nós. Ámen.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Amália


Amália, quis Deus que fosse o teu nome
Amália, ainda bem que assim quis;
Amália, do fado tinhas a fome
Amália, tinhas na voz um país.

Amália, gosto de ouvir-te cantar
Amália, agradeço por teu fado;
Amália, sinto ganas de chorar
Amália, pra sempre muito obrigado!

(Felipa Monteverde)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

São Francisco de Assis


Quando eu tinha 15 anos ouvi na rádio um folhetim sobre a vida de São Francisco de Assis. Nessa altura compus estes versinhos e hoje, dia deste grande Santo, lembrei-me deles e cá estão publicados; são simples mas sinceros.
Largos anos se passaram mas continuo a gostar muito deste santo, gostaria de fazer um trabalho mais bonito mas não me sai nada, a inspiração anda fugida...

São Francisco, São Francisco
Quão dura foi a tua vida
Deixaste-nos a tua imagem
Uma imagem muito querida.

Do que tu muito gostavas
Era andar de terra em terra
Pregando a Palavra de Deus
Pra que se esquecesse a guerra.

Como Jesus, também tinhas
Um discípulo que amavas
Era o santo Frei Leão
Que sempre te acompanhava.

O teu amor pelo Pai
O teu amor por Jesus
Faz os homens despertarem
Deixando as trevas, prà Luz.

São Francisco, São Francisco
Ajuda-me a te imitar
Para que eu possa ter
Junto de Deus, um lugar…

(Felipa Monteverde)

São João da Cruz


Há quem não goste de imagens de santos, eu gosto. E quando vi esta senti-me tão próxima de Deus que não resisti a publicá-la.
São João da Cruz, o santo da imagem acima, foi o fundador dos Frades Carmelitas Descalços. Confesso que não sabia (nem sequer tinha pensado nisso).
Sei que Nossa Senhora do Carmo apareceu a São Simão Stock, embora não saiba a história toda, mas não sabia mais nada acerca dos Carmelitas. Pesquizei na net e encontrei algumas coisas acerca disso, por isso quando tiver tempo terei muito gosto em partilhar esses conhecimentos. Até lá, fiquem com esta imagem, lindíssima, e que São João da Cruz nos abençoe.

Louvado seja Deus, o Santo mais que perfeito, que nos deu e continua a dar artistas que conseguem captar a essência do Céu e transmiti-la a nós, pobres mortais…

Cristóvão e o Menino




















São Cristóvão transportou
um Menino mui pesado
e sem saber Quem levava
ficou muito admirado.

Mas o Menino lhe disse:
"não é só a Mim que levas
pois todo o peso do mundo
Comigo também carregas..."

Cristóvão maravilhou
ouvindo aquele Menino
e desde então se entregou
a esse sonho Divino.

"Meu Menino, meu Senhor
aceitai a devoção
deste pobre pecador
que se entrega em Vossa mão."

E o Menino sorria
e Cristóvão se alegrava
e o peso do Menino
levezinho se tornava...

(Felipa Monteverde)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Santa Teresinha


Hoje a Igreja Católica celebra o dia de Santa Teresa de Lisieux, mais conhecida por Santa Teresinha. Padroeira das Missões, rezava e sacrificava-se pelos missionários que, tantas vezes com o risco da própria vida, trabalhavam em terras distantes. Teresinha por todos rezava e se oferecia em holocausto, para que a Palavra e o Amor de Deus chegassem aos povos que ainda O não conheciam.
Extremamente devota de São José, foi por ele muitas vezes ajudada, devendo-lhe a graça de lhe ter salvo a vida ainda criança.

Santa Teresinha, Santa querida de Deus, rogai por nós...