Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tradições de São João

São João

O São João é o santo mais popular no Norte, o seu dia é feriado municipal em Braga e no Porto. Há várias terras que organizam grandes festividades em sua honra, não só Braga e Porto mas também outras cidades e vilas o fazem.
Outras ficam-se por outras tradições:

O ovo de São João

Quando eu era rapariga não dispensava o ovo de São João, que era uma clara de ovo em meio copo de água deixado ao relento, durante a noite. No dia seguinte íamos ver os copos, a ver a transformação que a clara do ovo tinha sofrido, pois os filamentos normalmente sobem à tona da água e formam um desenho.
Consoante a imagem mostrada fazíamos predições futuras: 
um barco - viagem 
uma torre, igreja - casamento
um berço - filho
um caixão - morte.

O ovo era colocado na noite de 23 para 24 de junho.
Ontem à noite resolvi fazê-lo, para tirar fotos e mostrar, mas o resultado não saiu muito bom, talvez porque já não sou moça nova, rsrs...
Apareceu esta espécie de nuvem no ar, espero que seja um avião e eu vá viajar este ano :))

As favas
(estas estão cozidas mas dá para ver como era...)

Também púnhamos favas debaixo do travesseiro, durante a noite, para ver se íamos ser ricas, pobres ou remediadas, quando casássemos.
Colocavam-se três favas: uma com a pele, outra meio descascada e outra sem pele.
No dia seguinte, ao acordar, tirava-se uma e depois via-se o resultado: se fosse a inteira seríamos ricas, se fosse a descascada seríamos pobres e com a meio descascada seríamos remediadas, nem pobres nem ricas.

Havia a tradição do banho de São João, no mar, dizia-se que a água estava benzida nesse dia e protegia de doenças durante o ano. Também o cabelo cortado pelo São João cresce mais forte, dizem.

Carro de vacas e vasos

Mas quando os meus avós eram jovens era tradição pregarem-se partidas de São João. 
Roubavam os vasos das varandas, a lenha, os carros de vacas, e colocavam-nos no adro da igreja. Depois o dono que os levasse para casa, pois nunca se sabia quem os tinha colocado ali.
Havia pessoas que também levavam objetos que lhes pertenciam, para se fazerem passar também por vítimas e ficarem ilibadas das culpas.
Faziam fogueiras de São João com lenha roubada, e todos se divertiam à volta dela sem saberem a origem da lenha, até os donos no dia seguinte darem pela falta.

Enfim, hoje em dia na minha terra esse costume caiu em desuso, mas sei que há terras em Portugal que ainda mantém estas tradições.

Sardinhas assadas

E há as tradições gastronómicas, em que é rainha a sardinha assada. 
Já lá diz o ditado: "Sardinha de São João pinga no pão", o que quer dizer que é pelo São João que a sardinha é mais saborosa, pois é mais gorda.

Caldo verde

O caldo verde é uma sopa feita com uma base de cebolas e batatas, que se coze e tritura, e à qual se junta depois a couve portuguesa cortada em juliana fininha, um fio de azeite e umas rodelas de chouriço.
Comem-se também febras ou tiras de entrecosto assadas na brasa, batatas cozidas, pimentos assados e não pode faltar a broa de milho. Tudo isto regado com uma boa pinga

4 comentários:

Lucinha disse...

Felipa,

Amei tudo. Até da história do ovo no copo, que eu não conhecia. Risos
Mas o que me deu água na boca foram as sardinhas assadas e o caldo verde. Amo!
Obrigada por partilhar tão linda história.

O caldo verde e as sardinhas estavão deliciosas. Obrigada!
Beijos

Ailime disse...

Ó Felipa,
Que "post" tão interssante.
A cultura religiosa e as tradições sempre foram muito fortes no Norte e ainda estão muito enraízadas.
Eu sou do centro do país e recordo-me apenas da nossa grande tradição que era recolher erva de S. João e outras plantas para fazer as fogueiras como se dizia então.
Em todas as ruas faziam-se fogueiras à noite e lá íamos a correr de rua em rua saltar a fogueira. Era uma alegria.
Aqui nos arredores de Lisboa perdeu-se a tradição e praticamente não se faz nada, com excepão do arrail de Stº António em Lisboa e S. Pedro em Sintra (proximo do local onde moro) muito concorridos.
Não conhecia essas tradições do ovo e das favas.
Achei muito engraçado.
Em Lisba, lembro-me agora queimavam-se alcachofras e espetavam-se num vaso. Se ganhavam flor era sinal de que o amor era correspondido.
Enfim, é bom recordar.
Agradeço-lhe esta partilha.
Um beijinho.
Bom Domingo.
Ailime

Lucinha disse...

Felipa,

Só passei aqui pra deixar um abraço.
Está tudo bem com você?
Beijos

Anónimo disse...

eu fiz a tradição do ovo e apareceu-me uma nossa senhora de fátima.
O que é que significa?