Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

domingo, 11 de novembro de 2012

Hoje é dia de São Martinho


Martinho era um soldado romano que se converteu ao cristianismo. Pelas vestes vê-se que foi bispo, mas não me apetece pesquisar para copiar informação para aqui, antes quero dizer o que sei dele. 
E dele sei a famosa lenda do verão de São Martinho, que reza assim: indo um dia Martinho a cavalo pela estrada fora, num dia de muito frio, encontrou um pobrezinho que lhe pediu esmola. Martinho nada tinha para lhe dar mas ficou com pena do pobre, tão mal vestido perante aquele cenário de frio e neve. E cortou a sua capa em duas, dando metade ao pobre e ficando ele com a outra metade.
Deus, pela bondade de Martinho, compadeceu-se de ambos e fez com que o sol brilhasse, aquecendo-os com o seu calor. Segundo a tradição, a partir desse dia, por altura do São Martinho (11 de novembro) há sempre um período de uns dias de sol, chamado de "verão de São Martinho".
Em portugal há um ditado que diz: 
"o verão de São Martinho são três dias mais um bocadinho".

2 comentários:

Mariazinha disse...

adoro suas historias de santo, beijos e boa semana

Ailime disse...

Bom dia Felipa,
Tenho estado a espreitar os blogues e deparei-me com o seu "post" sobre São Martinho. A igreja de que lhe falei em Sintra tem o seu nome e por esse facto ser um dos santos da minha predilecção.
Não conhecia esse ditado! Fala-se muito no Verão de São Martinho mas também não me lembrava da lenda.))!
Beijinhos e continuação de um bom domingo. Ailime