Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

sábado, 5 de janeiro de 2013

Hoje é Dia de cantar os Reis


"Nós vimos a Sua estrela no Oriente..."

Em Portugal hoje é dia de cantar os reis, ou as janeiras. Grupos de pessoas percorrem as casas, cantando e pedindo uma oferta. Antigamente as ofertas consistiam principalmente em produtos do fumeiro (chouriças) ou da salgadeira (carne de porco salgada). No dia seguinte, dia de Reis, coziam-se essas carnes, o que deu origem a um ditado popular: "os reis pedem-se a cinco e comem-se a seis".

Hoje em dia são mais os grupos folclóricos ou outros que pedem os Reis. O meu filho do meio chegou agora a casa e diz que não sente a perna esquerda nem o ombro direito, de tanto tocar bombo (andaram todo o dia)... As ofertas é que já não são o que eram, agora dão-se uns euros, cada um conforme a sua vontade ou as suas posses. 

Com a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus termina o Natal.

2 comentários:

Maria Luiza disse...

Isso é interessante, Felipa! Gosto de lugares onde se mantem as tradições populares! Que sejamos estrela para conduzir povos a Jesus! Beijos!

Ailime disse...

Boa tarde Felipa, como o Norte é tão rico nessas tradições. Por aqui é tudo muito frio...frio. Que Deus nos ajude a continuar a seguir a Estrela que Ele fez brilhar para todos nós. Beijinhos. Ailime