Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia de Reis


Hoje é Dia de Reis. Comemora-se a visita dos homens sábios, magos ou astrólogos, ao Menino Jesus. Eles viram nas estrelas que um Rei tinha nascido e foram procurá-l'O.

Evangelho segundo S. Mateus 2,1-12. 
Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. 
E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» 
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. 
E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. 
Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 
E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.» 
Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. 
E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» 
Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. 
Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; 
e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. 
Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho. 

Em muitos lugares do mundo se festeja este dia. Em Espanha é até feriado, é o dia em que se abrem os presentes de Natal.
 Bom, e cá em casa é como no Natal, festejamos de véspera... e foi ontem que fiz Ceia de Reis, as batatas com o bacalhau. 
Há na minha terra um ditado que diz: os Reis pedem-se a cinco e comem-se a seis... Portanto, o dia 5 era também dia de pedir os Reis, cantando pelas portas... recebiam-se produtos da salgadeira e do fumeiro, no dia 6 ao almoço comiam-se...
 Fiz hoje ao almoço um "meio cozido" à portuguesa, para manter a tradição. 

2 comentários:

✿ chica disse...

Espero que tenha sido um lindo dia por aí! beijos,chica

AnaCristina disse...