Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Hoje é dia de Nossa Senhora das Candeias


Nossa Senhora das Candeias, ou da Luz.
Venera-se em Viana do Castelo.


Altar da capela, com a imagem de Nossa Senhora das Candeias ladeada por São Miguel Arcanjo e pelo Santo Homem Bom. 

Confesso que desconhecia este santo. Ele tem uma Cruz na mão direita e uma tesoura na mão esquerda, assim como no chão, aos seus pés. Pesquisei e fiquei a saber que Santo Homem Bom viveu há oito séculos e era comerciante de tecidos (daí as tesouras). Era um homem bom, pacífico, trabalhador, amigo dos pobres e rezava muito. Morreu a contemplar a Cruz de Cristo. O seu verdadeiro nome era Homobono, italiano; a tradução para o Português ficou Homem Bom.


Frente da capela de Nossa Senhora das Candeias.

Nossa Senhora das Candeias é também conhecida como Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Apresentação, Nossa Senhora da Purificação e Nossa Senhora da Candelária.

3 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Felipa, por aqui embora se fale na Nossa Senhora das Candeias não se lhe dá o devido relevo! Penso que esta designação tem a ver com o facto de neste Domingo se celebrar a Apresentação de Jesus no Templo. Na nossa Igreja vão ser abençoados os bebés! Não conhecia o Santo que refere! Não há duvida que no Norte há uma forte tradição de lembrar e louvar todos os Santos de Deus. Que Nossa Senhora nos ajude a iluminar os nossos caminhos. Beijinhos, Ailime (essa capela é belíssima)

Lucinha disse...

Felipa,

Quanta coisa aprendo com você sobre a nossa Igreja. Desconhecia completamente sobre o Santo Homem Bom.
O altar da capela é lindo, e por fora também.
Nossa Senhora das Candeias, rogai por nós!
Abraços

Ailime disse...

Boa tarde Felipa, voltei aqui para rectificar o que escrevi no meu comentário. Como a bênção dos bebés na minha igreja foi ontem, fui induzida em lapso. A Apresentação de Jesus no Templo foi no celebrada no sábado. Beijinhos. (Como aqui há celebrações vespertinas ao sábado por vezes estabelece-se uma certa confusão como neste caso)