Seja bem-vindo, visitante

Olá, Visitante. Chegou aqui, vindo sei lá de onde, quiçá cansado de tantas caminhadas e descaminhos. Pois bem, sente-se, relaxe e leia algumas destas coisinhas, vai ver que fica melhor... Um abraço da Felipa

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

13 de Dezembro, dia de Santa Luzía

(Imagem de Santa Luzía, que se venera em Viana do Castelo)

Apesar de atrasada não poderia deixar de lembrar o dia de Santa Luzía, que se celebra hoje, dia 13 de Dezembro. Sendo eu natural de Viana do Castelo isso não se perdoava...

Em Viana canta-se assim:

Hei-de ir a Santa Luzía
A Viana do Castelo
Para ver o panorama
Que no Minho é o mais belo.

Refrão:
Santa Luzía dos meus olhares
Santa Luzía bonita é
Santa Luzía dos meus amores
Linda Viana tens a teus pés.

(Imagem de Santa Luzía, no interior do templo do Sagrado Coração de Jesus, no dia da peregrinação anual.)

Ou assim:

Ditosa Santa Luzía
De Jesus sois tão querida;
Dai-me o prazer nesta vida
De vos ter por minha guia.

Conservai-me a vista aos olhos
Não posso seguir sem luz,
Para levar minha cruz
Sobre espinhos e abrolhos.

Para o Céu desejo ir
Gozar vossa companhia;
Ó Virgem Santa Luzía
Ajudai-mo a conseguir.

Amparo da minha vida
Estrela do meu viver;
Só anseio por vos ver
Minha santa tão querida.

Casta e bela de encantar,
Ó Santa Luzía, ó lírio;
Com a palma do martírio
Fizeste as honras do altar.

Sois o modelo na terra
Dos que seguem a Jesus,
Lembrando um facho de luz
Que guia o pastor na serra.

Vosso coração, jucundo,
Sem o mínimo labéu,
Para Jesus só viveu
Desprezando os bens do mundo.

O que herdastes de valor
Cedeste-lo aos pobrezinhos
Dispensando-lhes carinhos
Como fez Nosso Senhor.

Os anjos cantam nos Céus
Bendita Santa Luzía;
Nós juntemos, à porfia
Os nosso cantos aos seus.

Refrão:
Santa Luzía
Anjo de Deus,
Guiai minha alma
Até aos Céus.

(Autoria: A. C.)

(Templo do Sagrado Coração de Jesus, situado no Monte de Santa Luzia, Viana do Castelo)

4 comentários:

ETERNA APAIXONADA disse...

Santa do meu dia, que alegria encontrá-la aqui também!
E ao ver a imagem percebi a semelhança (nos trajes rosa) com a que ganhei no dia do meu aniversário de sete anos e que a tenho comigo até hoje,
Irei depois tirar uma foto e te enviar.
Ontem fiz postagem para Santa Luzia no Datas a Comemorar.
Tenha um lindo dia, minha querida.
Beijos com muito carinho.

Felipa Monteverde disse...

Amiga Helô, por aqui Santa Luzía é muito venerada, o povo tem muita fé na sua intervenção junto de Deus e por isso lhe faz muitas promessas.
Santa Luzía usa um manto rosa, tanto nas imagens como nas procissões em que vão figurados com as vestes da santa; vê-la com o manto de outra cor é estranho, para mim.
Beijinho

ETERNA APAIXONADA disse...

Querida Felipa

Nesses anos todos eu achava a minha Santa Luzia diferente por causa das vestes, o seu manto ser rosa e as imagens que via, serem de outras cores, como azul, vermelho...
Devo ter, então, uma imagem portuguesa!
Obrigada pelo esclarecimento.
Assim que eu tirar a foto da minha Santa, enviarei por e-mail, ok?
Beijos

Ailime disse...

Felipa,
Uma das cidades que mais me fascina em Portugal é Viana do Castelo.
Do Monte de Santa Luzia avista-se uma das mais belas panorâmicas do nosso belo País.
Estive numa celebração por um feliz acaso aquando de passagem há dois anos por essa bela cidade e gostei imenso.
Há cerca de 30 foi Viana uma das cidades da minha lua de mel:).
Linda homenagem.
Muito obrigada.
Beijinhos da
Ailime