15º DIA DO MÊS DAS ALMAS Estes são os livros que leio de vez em quando e que me ajudam na devoção às almas do purgatório. O mais recente que comprei é o Manuscrito do Purgatório, mas do que vou falar aqui é deste:
Há uns anos, ainda eu era adolescente, veio parar às minhas mãos um livrinho sobre a Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria, livrinho esse que emprestei e fiquei sem ele.
Há três ou quatro anos voltei a encontrá-lo à venda e comprei-o. Trata-se do resumo das palavras de Jesus e de Sua Mãe a uma senhora da Hungria, uma pobre viúva, mãe de seis filhos. Recomendaram-lhe que espalhasse a Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria pelo mundo, através da qual Jesus prometia imensa graças, para fazer bem aos homens e às almas.
Jesus deu-lhe recomendações para várias intenções, uma para cada dia da semana, mas a que me chamou a atenção foi a das segundas-feiras. Constava de jejum, a pão e água, para libertar a alma de um sacerdote do purgatório, apelando à Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria.

Nesse tempo eu tinha 16 anos mas a minha devoção às Almas do Purgatório já existia, acentuando-se nessa altura. Fiz alguns jejuns, mas depois abandonei essa prática por não conseguir fazê-la em privado e ser constantemente ridicularizada ou tentada a parar com isso. E os anos passaram…
Este mês voltei a ler esse livrinho, aliás, já o li em Outubro enquanto ia tentando ganhar ideias para esta caminhada de oração que iniciámos. E fiz o jejum logo no primeiro dia do mês, o dia de Todos-os-Santos.
Na semana passada voltei a fazê-lo e hoje também estou a tentar; e digo tentar porque só ao final do dia saberei se o consegui fazer, pois as tentações são muitas e a carne é fraca. Peço, no entanto, ajuda às almas do purgatório e sei que elas me ajudarão neste sacrifício por elas.
Não faço esta divulgação para glória própria (normalmente sou discreta e só em casa se apercebem de que faço o jejum, embora não saibam por quê) mas para dar a conhecer esta boa prática pelas almas, pois acredito que com isso estou a fazer o bem.
Aconselho a leitura do livrinho. Apesar de no início ter algumas imprecisões quanto a datas dos acontecimentos, depois segue-se um relato das recomendações de Jesus e de Nossa Senhora que não devem ser ignoradas.
Claro que ninguém está obrigado a acreditar nelas, mas o coração de cada um saberá o que fazer.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso
Entre os esplendores da Luz perpétua.
Que descansem em paz,
Ámen.